Novidades

Como funciona o FIES

By on Março 26, 2013

Como funciona o FIES

Publicidade

Entenda como funciona o FIES

O FIES se trata de um programa do Governo criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo, e é destinado ao financiamento da graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições financeiras suficiente para arcar com os custos de sua formação. Desde de 2010, o programa começou a funcionar em um novo formato. Agora, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o FIES poderá ser solicitado em qualquer período do ano.

Como fazer a inscrição no FIES

Para efetuar a no FIES o estudante informará seu número de CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, será enviado uma mensagem no endereço de e-mail para validação do cadastro. A partir daí, o estudante poderá acessar o FIES e fazer sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado. Após concluir sua inscrição no Sistema FIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias a partir do dia posterior da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Publicidade

Como contratar o FIES

Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES no prazo de 10 dias para formalizar a contratação do financiamento FIES. No ato da inscrição no FIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>