Novidades

De onde vem o mau hálito?

By on Maio 14, 2013

mau halito

Publicidade

Quais são as causas do mau hálito

O mau hálito, pode se originar nas vias aéreas superiores, o mau hálito também pode ter origem sistêmica ou metabólica, por isso, muitas pessoas que fazem jejum prolongado ou ingerem alimentos odoríferos ficam com mau hálito sem saber o verdadeiro motivo. Outros problemas causadores do mau hálito de alterações hepáticas, renais e intestinais, diabetes não compensado e hipoglicemia, também são forte fatores que causam mau hálito, se enquadram em uma porcentagem mínima. A saburra é o maior vilão da saúde bucal, definido como um material viscoso esbranquiçado ou amarelado, se adere ao dorso da língua, equivalendo a uma placa bacteriana lingual. Nela os principais micro-organismos acabam produzindo componentes de cheiro desagradável.

Motivos de acordar com mau hálito

O motivo de acordar pela manhã com mau hálito se dá, por causa da leve hipoglicemia, uma certa redução do fluxo salivar que zera quando a pessoa cai no sono e nesse período se aumenta flora bacteriana proteolítica. Estes micro-organismos acabam atuando sobre os resíduos epiteliais descamados da mucosa bucal e sobre as proteínas da própria saliva, criando compostos sulfurados voláteis que emitem um cheiro desagradável.

Publicidade

Como tratar o mau hálito

Para tratar o mau hálito é preciso realizar a higiene correta dos dentes, utilizando escova, creme dental e fio dental, além da limpeza da língua feita com raspador lingual, a halitose matinal costuma desaparecer. Por isso é de tamanha importância fazer a escovação sempre após as refeições. Nas situações em que o mau hálito se mantiver mesmo após a limpeza, é procurar atendimento médico o mais rápido possível para que se encontre a causa e seja determinado precisamente o tratamento adequado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>