Novidades

O que é Prouni

By on Março 26, 2013

O que é Prouni

Publicidade

Entenda o Prouni

A finalidade do Prouni é a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, criado pelo Governo Federal em 2004, dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Nota mínima para participar do Prouni

A nota mínima estabelecida pelo MEC para participação no processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2013 é de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. Esta nota é calculada somando-se todas as notas das cinco provas do Enem (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e dividindo por cinco. Para participar do processo seletivo do Prouni a nota na redação do Enem tem que ser maior que zero.

Publicidade

Como saber se pode inscrever pelo Prouni

As bolsas disponibilizadas pelo Prouni são duas, sendo a bolsa integral que é direcionada para estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e bolsa parcial de 50%, para estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Você deverá calcular a renda familiar seguindo os padrões estabelecidos, no qual soma a renda bruta dos componentes do grupo familiar e divide pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%. Entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>