Novidades

Quando acontece um eclipse

By on Maio 17, 2013

Como e quando acontece um eclipse

Para entender a formação do eclipse, você precisa saber que são dois tipo: eclipse solar e eclipse lunar, ambos acontecem quando um planeta ou qualquer outro corpo estelar entra na sombra de outro, ou seja, acaba causando um efeito curioso de echamento e encobrimento, como se o primeiro corpo estivesse tampando o segundo. Quando falamos de eclipse, em toda a longa história do homem e da vida na Terra, estamos falando sempre de um desses dois tipos, seja de eclipse solar e lunar também.

Publicidade

Quando acontece eclipse lunar

O eclipse lunar acontece quando a lua fica coberta pela sombra da Terra. Isso acontece em uma determinada época do ano, época em que o Planeta Terra fica na posição favorável, de frente para luz do sol que acaba vindo em ângulo correta para o evento. Nessa perspectiva, tem-se a impressão que a escuridão se apossa da lua, por isso chamado eclipse lunar.

Como é o eclipse solar

O eclipse solar acontece quando a lua fica em posição favorável a interceptar a luz do sol na Terra. Nessas condições, a impressão que se tem é de que o sol está sendo “apagado” por algo. Porém, o eclipse solar inteiro pode ser visto apenas em uma pequena parte na Terra, dependendo das condições. Apesar disso, grande parte do planeta pode observar o eclipse parcial. Todos ficam batante curiosos para conseguir ver um eclipse, pois além de ser uma obra da natureza que mostra o movimento do sistema solar, é um acontecimento raro, porém lindo de se ver.
eclipse lunar

Publicidade

eclipse solar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>