Novidades

Como calcular a nota do ENEM

By on Maio 16, 2013

enem

Publicidade

Como calcular a nota do ENEM

O sistema de avaliação, ENEM, é um dos sistemas mais justos de avaliação por prova já introduzidos em no ensino brasileiro, e isso tem um motivo, pois a forma aplicada para corrigir e dar a nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, passam longe da simplicidade de apenas somar os pontos obtidos na nota do ENEM independentemente de qualquer outra coisa. O cálculo da nota do ENEM é feito para avaliar as provas do exame é extremamente complexo, sendo realizado por computadores que possuem softwares específicos para somar a nota do ENEM de cada participante.

Saiba calcular a nota do ENEM

Isso quer dizer que o sistema ensino ENEM possui vários outros níveis com burocracias de avaliação que são levados em consideração na pontuação da nota do ENEM do aluno. Por isso, possibilita a situação em que um aluno que acertou mais tirou nota menor do que acertou menos. Este problema decepciona alguns alunos que fazem a prova. A primeira coisa que é preciso saber é que cada questão da prova tem um nível de dificuldade que faz toda a diferença na nota do ENEM. Cada nível de dificuldade vale uma pontuação diferente e é por isso que é difícil fazer o cálculo da nota do ENEM, pois nunca se sabe qual questão pertence a qual nível. Praticamente, o sistema pode considerar automaticamente que um aluno chutou questões mais difíceis e as acertou caso o candidato tenha errado questões mais fáceis da mesma linha de assuntos. Ou seja, se o candidato errou questões simples de uma determinada linha de raciocínio, as questões mais complexas dessa mesma linha que ele acertar não valerão na nota do ENEM tantos pontos. E, caso o candidato acerte mais questões de níveis fáceis e poucas questões difíceis, sua nota do ENEM consequentemente será maior, pois ele mostra ao sistema que o candidato possui um certo domínio sobre o assunto e que sua prova não possui chutes. Desse modo, o candidato que tem facilidade em certa área, pode se dedicar mais a essa área, tentando acertar o máximo possível e nas outras, tentando acertar as questões mais fáceis para obter nota maior do ENEM.

Publicidade

Métodos para calcular a nota do ENEM

O método de como calcular a nota do ENEM empregado na correção é preciso e tem se mostrado muito eficiente nos exames. Isso garantiu uma forma mais democrática de seleção dos alunos que entrarão na Universidade, uma vez que o sistema de correção de vestibulares não chega nem perto dessa complexidade. Não é possível calcular a nota do Enem em casa, pois os valores mudam a cada prova.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>