Novidades

Como se livrar da insônia – Dicas

By on Março 10, 2013

O que é a insônia

Insonia-1  A insônia é simplesmente caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, podendo se manifestar em seu período inicial, quando ainda é mais fácil obter sucesso em seu tratamento. Entretanto, em alguns casos a insônia se manifesta já em seu estágio intermediário ou final, quando o tratamento deve ser mais intenso e mais demorado. O tempo ideal para um sono satisfatório varia de uma pessoa para outra, porém, a maioria precisa dormir entre sete a oito horas para acordar bem disposta e descansada. Recentemente, através de pesquisas, sugeriam que aqueles que consideram satisfatório quatro ou cinco horas de sono por noite, precisam na verdade, dormir mais. Para pessoas idosas o tempo necessário para um bom sono é exatamente o mesmo dos mais jovens (sete a oito horas), porém, dividido em períodos mais curtos e de sono mais superficial.

Publicidade

Cono detectar a insônia

Encontrar as causas da insônia pode ser mais fácil com a ajuda do exame chamado poli-sonografia, que monitora o paciente enquanto dorme. Os medicamentos para tratar a insônia devem ser sempre prescritos pelo médico, em hipótese alguma se automedique. A insônia pode ter causas tanto do seu organismo, como psíquicas. Pesquisas comprovam que a produção inadequada de serotonina pelo organismo, o estresse cotidiano, ou situações-limite são as causas mais comuns de insônia. Outro fato curioso é que grande parte dos jovens estão sendo afetados pela insônia, devido à vida agitada que levam e das várias escolhas que precisam fazer.

Como previnir e também lidar com a insônia

Os cuidados com a insônia são os mesmos tanto para quem quer previr, como para quem tem e precisa lidar com ela também. Um dos cuidados contra a insônia é se exercitar regularmente, mas não perto da hora de dormir; diminuir a ingestão de cafeína; ouvir música, ler, conversar ou assistir um filme te ajudam a relaxar e previnir a insônia; um copo de leite morno, chás a base de camomila também afastam a insônia. Mas é importante o acompanhamento médico frequentemente.

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>