Novidades

Gastrite: como controlar e previnir

By on Fevereiro 24, 2013

gastrite

Publicidade

O que é a gastrite

Grande parte da população mundial sofre com a gastrite, ela pode aparecer no organismo devido o uso de alguns medicamentos, grande ingestão de bebidas alcoólicas e até mesmo por inecção estomacal. Na maioria dos casos, a gastrite é irreversível, ou seja, não dá mais para se livrar dela, é a chamada gastrite crônica; já a aguda é aquela que ocorre apenas uma vez e rapidamente. A gastrite, nada mais é que um inchaço no revestimento estomacal, o que gera bastante desconforto no paciente diagnosticado com gastrite.

Como saber se está com gastrite

A gastrite se manifesta de diversos modos, sendo mais comum as dores em cima do abdômen, vômitos (com sangue ou semelhantes a uma borra de café), náuseas, febre, perda de apetite, fezes escuras. Após a persitência de alguns dos sintomas é indicado que procure o médico, assim, ele pedirá uma série de exames, sendo eles sanguíneos e de fezes. Se for diagnosticado a gastrite seu médico certamente irá prescrever o uso controlado de anti ácidos, e remédios inibidores da chamada bomba de prótons, que são omeprazol, pantoprazol, iansoprazol, esomeprazol e o rabeprazol, que dever ser tomados em jejum 30 minutos antes da primeira refeição do dia. Mas não se esqueça que o uso desses remédios indicados para o controle da gastrite podem ser feitos apenas sob prescrição do seu médico.

Publicidade

Como controlar a gastrite

Além do uso de alguns medicamentos receitados pelo seu médico, você poderá controlar a gastrite pela sua alimentação. Há alguns alimentos aliados no combate ao desconforto gerado pela gastrite, assim como há os alimentos que vão dispertá-la, o que chamamos de ‘gastrite atacada‘. Os alimentos ‘do bem’ são frutas, verduras, arroz, tudo o que for mais leve e livre de gordura e cafeína. Os alimentos que atacam a gastrite são justamente os opostos, como frituras, frutas cítricas, café, chocolates, pimentas e refrigerantes, portanto, evite esses alimentos mesmo que não tenha gastrite.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>